Barcelos Pereira Advocacia: 15 Anos de Serviços Prestados
Hoje é um dia muito especial pra mim….
Há exatamente 15 anos um sonho de menino começava a se materializar…
Me lembro como se fosse hoje. Acordei muito cedo naquela quinta-feira, 02/08/2001, e passei toda a manhã carregando livros, dois computadores, uma impressora, duas mesas, duas cadeiras e um aparelho de telefone fixo; subindo e descendo as escadas de um velho edifício na Rua da Bahia, entre as ruas Carijós e Tupinambás, numa região bem degradada do centro da cidade.
Numa salinha de cerca de 20 m² comecei, juntamente com meu sócio Hugo, a fazer os primeiros contatos, produzir as primeiras peças jurídicas, e planejar aquilo que necessariamente deveria ser um projeto de sucesso. Não podia me dar ao luxo de errar naquela decisão.
Vontade era o que não faltava. Basicamente, três fatores me geravam confiança e me impulsionavam naquele momento: 1) a obsessão em realizar o meu grande sonho profissional; 2) a boa base adquirida na faculdade, nos estágios que fiz desde o 2º período, e na minha breve atuação como advogado nos dois primeiros anos de formado; 3) e a necessidade financeira, pois, naquela altura, apesar de muito jovem, já estava casado e com uma filha pequena. Assim, não restava outra alternativa: eu tinha que fazer as coisas acontecerem.
Por outro lado, tinha consciência dos obstáculos que viriam pela frente. Inexperiência, falta de capital (aliás, começando endividado), sem relacionamentos no meio jurídico e empresarial, poucos contatos em BH (já que tinha vindo do interior), sem parceiros, sem facilitadores, sem padrinhos,….., enfim, a tarefa não seria fácil. Teria que agir com precisão cirúrgica. A cada enxadada obrigatoriamente deveria aparecer uma minhoca.
A estratégia comercial seria decisiva para o êxito do projeto. Até porque os resultados teriam que ocorrer em um curto prazo, pois não tínhamos condições de suportar meses de prejuízo.
E o plano foi definido: iríamos focar em cidades do interior, próximas a BH (com, no máximo, 150 km de distância), fazendo um “corpo a corpo” com os gestores de pequenas e médias empresas, apresentando nossos serviços e oferecendo uma boa relação custo-benefício. Além disso, visitaríamos praticamente todos os escritórios de contabilidades das cidades, visando firmar parcerias, e agregar a advocacia aos serviços oferecidos por eles.
Assim, colocando o projeto em prática, a inexperiência seria superada com muito estudo, dedicação e transpiração. Os relacionamentos seriam conquistados com visitas constantes às empresas e contabilidades. E com relação ao capital, não tive alternativa, implorei à minha gerente do antigo Banco Real a liberar um crédito sem qualquer garantia ou comprovante de rendimento. Resultado: me emprestou R$ 5.000,00, a uma taxa de 7% ao mês (resolveu meu problema naquele momento, mas passei um bom tempo até liquidar o financiamento).
Fazíamos as visitas em dias alternados. Num dia eu saia cedinho de BH e passava o dia inteiro focado na captação de clientes e parceiros no interior. Voltava ao escritório, já a noite, e começava a produzir contratos, procurações, propostas, petições…., varando a madrugada. No outro dia, às 8 horas já estava de volta ao escritório e ficava o dia inteiro redigindo, estudando e fazendo contatos. Não haviam finais de semana, horários, feriados e muito menos férias. O foco era total.
O ritmo de trabalho era frenético, a ponto de afetar um pouco a saúde e o convívio com a família e os amigos. Mas as coisas aconteceram. E aconteceram de forma bem mais rápida do que havíamos imaginado.
Com menos de 30 dias, fechamos um contrato com um cliente (supermercado de médio porte) no interior que pagava mensalmente um valor que superava todos os custos do nosso pequeno escritório.
Os resultados dos nossos serviços começaram a aparecer, um cliente foi indicando outro, os contadores iam comprando a idéia, e tudo começou a fluir e conspirar a nosso favor. A primeira secretária foi contratada, depois estagiários, advogados, e entramos em um ritmo de crescimento constante.
Hoje, refletindo nesta data tão simbólica, olho pra trás e sinto muito orgulho de toda essa trajetória. É claro que erros foram cometidos, alguns enfrentamentos não foram vencidos, ajustes foram necessários, mas a intenção sempre foi a mesma: oferecer eficientes serviços advocatícios, estabelecer relações de confiança com os clientes, defender com todas as nossas forças os interesses dos nossos representados.
Também hoje é dia de agradecer. Como dizia Raul Seixas, “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só; mas sonho que se sonha junto é realidade”.
Agradeço à Rachel, que, desde o início do projeto, lá em 2001, me apoiou e incentivou de forma incondicional. Entendeu as minhas ausências, me aconselhou em todas as decisões importantes, sonhou junto comigo. A partir de 2010, quando se integrou ao escritório como minha sócia na empresa, foi fundamental na reestruturação que fizemos. Antes, o escritório praticava uma advocacia mais prática, intuitiva e que exigia muita transpiração para alcançar os resultados desejados. Com a chegada dela, nos tornamos mais técnicos, organizados, profissionais e eficientes. Sua experiência, adquirida como funcionária num dos mais bem sucedidos escritórios do país, agregou bastante no aperfeiçoamento de nossas rotinas e na alteração de nosso posicionamento no mercado.
Agradeço à Ana Clara, pela paciência, por compreender as minhas ausências, pelo amor incondicional e pela fonte de inspiração constante que me impulsiona no sentido de tentar ser uma pessoa melhor e de construir um legado digno de orgulho, não necessariamente material. Acompanhou o nascimento e todo o desenvolvimento do escritório, e talvez isto tenha influenciado na sua escolha profissional (quem sabe estamos diante de uma competente sucessora??rs).
Agradeço aos meus pais e irmãos pelo incentivo, conselhos e confiança. Sempre acreditaram. Ao meu pai, também agradeço por ter plantado a semente do empreendedorismo em mim. Desde muito cedo, sempre repetia: “escolha uma profissão que lhe dê autonomia, liberdade, que lhe possibilite ter o próprio negócio e ser dono do próprio nariz”. Nunca esqueci. Pelo contrário, sempre fui atrás disso. O sonho começou daí. À minha mãe, também agradeço pelas orações, palavras de conforto e forte torcida.
Agradeço ao Hugo, meu primeiro sócio, que acreditou no projeto e resolveu encarar o desafio comigo. No final de 2009, resolvemos seguir caminhos diferentes e, depois de um acordo que fizemos, se desligou da empresa. Tenho por ele muito respeito e sou grato pela parceria.
Agradeço a todos os clientes e contadores, que acreditaram no nosso trabalho e confiaram suas questões mais importantes aos nossos cuidados.
Agradeço a todas as secretárias, estagiários, advogados, funcionários e prestadores de serviços que contribuem (ou contribuíram) de alguma forma para o desenvolvimento dos nossos serviços.
Agradeço ainda aos amigos e familiares, em especial ao Haroldo, Mariza e Maria Clara, que sempre torceram pelo sucesso do empreendimento.
Pois bem. Passados 15 anos, hoje contamos com uma boa estrutura, equipe qualificada e experiente, bons relacionamentos, muito conteúdo produzido, parcerias interessantes, boa carteira de clientes,…, enfim, acredito que atingimos um grau de maturidade que nos credencia a traçarmos planos mais ousados para o futuro. Ainda temos muito trabalho pela frente.
Belo Horizonte, 02/08/2016.
Flávio Henrique Costa Pereira
Sócio Fundador da Barcelos Pereira Sociedade de Advogados
Especialista em Direito Processual pelo IEC da PUC/MG